domingo, 15 de maio de 2011

...verde bandeira...

Por Harlley Alves
Há algumas décadas, foram cometidos muitos suicídios em uma ponte vermelho-ferrugem, em Londres. Com o aumento dos casos, em 1980, a ponte Blackfriars foi pintada de verde e o número de suicídios foi reduzido drasticamente.
Sobre um sem-fim de aspectos, o verde é a cor que mais transmite a esperança de que as situações podem melhorar. Ela é cor presente na maioria das bandeiras das nações islâmicas, representando a cor da salvação, do conhecimento, sendo a cor do profeta.
Wassily Kandinsky, na obra 'Do espiritual na arte', afirma que a passividade é a característica dominante do verde absoluto, manifestando ainda que tudo fica em repouso quando se está diante dessa cor.
Sua passividade e até neutralidade diante dos acontecimentos a torna fundamental para preencher os espaços hospitalares, já que não interfere no estado emocional do paciente. Em algumas análises é mencionada até como uma cor antibactericida.
A cor verde representa persistência e obstinação. Entre as palavras que a descrevem, estão firmeza, constância, perseverança, segurança e amor próprio.
Verde é uma das cores do semáforo, concedendo a permissão para que os caminhos sejam seguidos. Michel Pastoureau, no 'Dicionário das cores do nosso tempo', o classifica como cor do deixar passar, da liberdade e até autorização. Contudo, segundo a mesma obra, trata-se de noções relativamente recentes, porque na Idade Média o verde era a cor da desordem e da transgressão.
Pessoas que se atraem por essa cor são possivelmente caprichosas, críticas e conservadoras em excesso, tendo opinião forte. Verde é a cor do escaravelho e das esmeraldas do Antigo Egito e, numa razão mais mística, a cor do fogo secreto dos alquimistas.
É a cor do equilíbrio em muitos sentidos. Ela é focalizada perfeitamente na retina e ainda se encontra exatamente no meio no espectro cromático. Outro indicador é o de ser considerada "o ponto ideal de equilíbrio da mistura do azul com o amarelo, cores opostas e diferentes entre si", que têm o verde em seu caminho.
Como as outras cores, tem representações dentro das sinestesias. Ao verde é atribuído o sabor natural das comidas light, diet e macrobióticas. Seu aroma pode ser cítrico ou de florais masculinos. Seu som é o de uma orquestra de violinos e seu ritmo é o jazz.
Nos ambientes, reserva aos tetos a sensação de proteção. Nas paredes, traz calma, segurança, relaxa, sendo brilhante e até irritante. Já nos pisos, passa a impressão de naturalidade e relaxamento, dependendo do grau de saturação.
* Texto elaborado com consulta aos trabalhos do consultor de cores em ambientes João Carlos de Oliveira César e da designer gráfico Márcia Okida.

Nenhum comentário: